13 de março de 2013

Pai rico pai pobre

Boas.
Seguindo as metas de leitura, vou compartilhar um pouco sobre o livro, Pai Rico e Pai Pobre, de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, que ouvi recomendação no Nerdcast 82, nerd rico nerd pobre, e por acaso minha mãe tinha o livro.

O livro é sobre educação financeira, com a historia de uns garotos que querem ficar ricos, e pede aos pais, um dos pais é professor universitário PHD e o outro terminou a escola e tem sua empresa, o pai estudado (pai do Robert) não consegue administrar suas finanças e sempre esta com dificuldades, e o pai de suas amigo está prosperando, e certo dia o Pai Rico começa ensinar as crianças a fazer o dinheiro a trabalhar para eles e os contrata para trabalha em uma de suas empresas e assim começam seus aprendizados.


Também salienta  fala da necessidade de você ter uma renda para viver, através de ativos que lhe gerem renda; para nao depender do governo no futuro (aposentadoria) a forma como os ricos ensinam a seus filhos, agora olhei na Wikipédia vi os caras falando mau do livro, cheio das metáforas e historia fantasiosas, o livro vai contra o sistema, e incentiva a você investir seu dinheiro, para que com o lucro do retorno do seu dinheiro você compre suas coisas superfulas.


O autor também fez um jogo de tabuleiro, no qual o jogador tem que sair da corrida dos ratos, (que é o a gente "normal" faz, estudar e conseguir um bom emprego) e entrar na via expressa, que é como se fosse os grandes investimentos, mas o jogo fica pra próxima.

No livro diz que a escola tradicional não ensina a administrar seus ganhos, e isso é verdade, la no EUA pais do autor, e imagina aqui no Brasil que nem os conteúdos ensinam quem dirá algo alem, mas a ressalta a importância de aprender, e aprender principalmente sobre finanças e como administra-las, para fazer com que o dinheiro trabalhe por você.

O ensinamento básico do autor, que não da muitas dicas praticas, é você investir seu dinheiro em algo que lhe gere ativos, algo que no balanço patrimonial é o que gera renda, e o passivo são suas contas.
Como por exemplo ações de empresas, direitos autorias de obras, imoveis alugados, e comprar seus superfulos com essa renda, e não com seu salário.

Ele diz que pessoas comuns, que estão na corrida dos ratos, trabalham primeiro para o Patrão, depois para o Governo (impostos) e depois para o Banco, daí a necessidade de estudar tributação pra minimizar os lucros do governo sobre o seu trabalho, que os fazem através de empresas S.A. sociedade anonima (aqui no Brasil não se elas funcionam da mesma forma que nos EUA), la as casas são hipotecas e os banco podem tomar de maus pagadores, porem aqui, a casa é um bem inalienável, ou seja  se a pessoas só tem uma casa ninguém pode toma-la. Com a S.A. vários gastos podem ter deduzidos do imposto de renda.




Outra coisa que achei bom foi sobre sua empresa, se você tem um negocio e trabalha nele todos os dias, então você não tem um negocio, tem um emprego, negocio é algo que funcione sem a sem presença; também a importância de arriscar e aproveitar oportunidades, superar o medo, também uma frase mais o menos assim: Conheço vários ricos que perderam dinheiro e pobre que nunca perderam um tostão. (estou escrevendo aqui sem o livro) Alem de outras belas frases de efeito.

O livro tem muitas metáforas e historias e esquemas para ajudar a entender os ensinamentos, o Pai Rico talvez nem exita mas as lições do livro são boas, e eu já estou colocando em pratica, pensando em formas de adquirir ativos, para fugir da corrida dos ratos, (ou do sistema), é um livro curto e fácil de ler, se você é vadio como um bom brasileiro (como eu também) escute o podcast: nerdcast82 para se motivar a ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, aqui você fala o que pensa,
não moderamos suas idéias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...