26 de junho de 2012

O Flautista de Hamelin


O Flautista de Hamelin é um conto folclórico, reescrito pela primeira vez pelos irmãos Grimm e que narra um desastre incomum acontecido na Alemanha, na cidade de Hamelin em 26 de junho de 1284.


Em 1284,  a cidade de Hamelin sofria de uma infestação de ratos. Um dia, chega a cidade um homem que reivindica ser um "caçador de ratos" dizendo ter a solução para o problema. Prometeram-lhe um bom pagamento em troca dos ratos, uma moeda pela cabeça de cada um.O homem aceitou o acordo, pegou sua flauta e começou a tocar, hipnotizando os ratos e afogando-os no Rio Weser.

Apesar de obter sucesso, o povo da cidade recusou-se a pagar o "caçador de ratos", afirmando que ele ainda não havia apresentado as cabeças. O homem deixou a cidade, mas voltou semanas depois e enquanto os habitantes estavam na igreja, tocou novamente sua flauta desta vez atraindo 130 crianças da cidade de Hamelin, dentre elas meninas e meninos seguiram-no para fora da cidade, onde foram enfeitiçadas e trancadas em uma caverna. Na cidade, só ficaram opulentos habitantes, dispensas bem cheias e protegidas por sólidas muralhas e um eterno manto de silêncio e tristeza.

Há várias teorias sobre oque o Flautista de Hamelin simbolizava nas narrativas orais antes de virar história para crianças. Para alguns ele seria um serial killer medieval, para outros uma metáfora para as epidemias que dizimavam populações no período medieval. E ainda para outras, remetia ao processo de migração para colonizar outras regiões da Europa.




Entenda a metáfora da sinfonia da destruição...




Fonte: O Flautista de Hamelin




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, aqui você fala o que pensa,
não moderamos suas idéias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...