21 de março de 2012

A lenda de Naylamp

Arqueólogos do  Museu Nacional de Arqueologia e Antropologia "Bruning Enrique" encontraram uma sepultura com 120 objetos, incluindo ornamentos e emblemas feitos de ouro, prata e cobre, assim como 116 peças de cerâmica.




No princípio, os cientistas pensaram que tinham encontrado outro dos líderes da cultura Lambayeque nascente, que segundo a tradição oral foi fundada pelo lendário Naylamp, mas depois de pacientes escavações ficaram surpresos ao saber que os restos não eram um homem, mas uma mulher.

Segundo a tradição oral, a Huaca Chornancap foi dedicado à esposa de Naylamp, Cetemy. Agora, muitos já assumem que o encontrado pode pertencer a esta mulher lendária
 Se for confirmada a idade dos restos mortais, isso significa que os ossos têm cerca de 1,250 anos, o que reforça a teoria da identidade de Cetemi.
 
No túmulo, localizado em complexo Chotuna-Chornancap, foram encontrados 120 objetos incluindo ornamentos feitos de ouro, prata e cobre. Arqueólogos acreditam que as relíquias pertencem a Cetemi, a mulher do mítico Naylamp, herói peruano de um povo pré-colombiano. Fotos: RPP / Marcos Reátegui

arquivosdoinsolito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, aqui você fala o que pensa,
não moderamos suas idéias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...