25 de novembro de 2011

Particulas mais legais

Elas aparecem em diferentes tamanhos, cores e sabores – algumas são partes de duplas destrutivas que se vaporizam, outras têm nomes muito bizarros. Conheça as mais legais:


1. A PARTÍCULA DIVINA



A famosa partícula conhecida como Bóson de Higgs é tão importante para a ciência que ficou conhecida como partícula “divina”. Acredita-se que ela dê massa a outras partículas – sua teoria foi criada em 1964, quando cientistas passaram a se perguntar porque algumas partículas eram mais massivas que outras. Muitos cientistas acreditam que essa partícula é o que falta para firmar o modelo tradicional da física, mas ela ainda não foi detectada.




2. QUARKS



Um dos nomes mais legais da física – são eles que constroem os prótons e os nêutrons. Eles estão sempre em grupos já que a força que os conecta fica cada vez maior quanto mais eles são afastados. Então quarks “soltos” não existem na natureza.




3. PARTÍCULAS SUPERSIMÉTRICAS



Fazem parte de uma teoria que diz que, para cada partícula que conhecemos há uma “gêmea”, uma partícula simétrica, que ainda não foi descoberta. Então porque ainda não conhecemos essas partículas? Cientistas acreditam que elas são muito mais pesadas que suas gêmeas – e quanto mais pesadas, menor é o período de vida dessas partículas.





4. NEUTRINOS



Eles são partículas leves, subatômicas que andam por aí a uma velocidade parecida com a da luz. Na verdade trilhões deles estão passando por seu corpo nesse momento, embora dificilmente eles interajam com a matéria. Alguns neutrinos vêm do Sol, enquanto outros vêm de raios cósmicos de outras galáxias.




5. ANTIMATÉRIA



Todas as partículas normais teriam sua partícula oposta, com a mesma massa mas com carga diferente. Quando a matéria e a antimatéria se encontram, elas se aniquilam. A antimatéria do próton, por exemplo, é o antipróton e a do elétron é o pósitron.




fonte: tosemmeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, aqui você fala o que pensa,
não moderamos suas idéias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...