22 de janeiro de 2011

O que vai junto com sua Comida

(Tipos de Panelas)

Hoje em dia existem vários estudos no mundo sobre materiais utilizados na fabricação de panelas que influenciam, não somente na preparação dos alimentos e pratos, mas também em relação à saúde. Abaixo é mostrado algumas características importantes de cada panela e seus materiais em relação à saúde:
-
Alumínio: nas panelas que utilizam este tipo de material existe uma transferência deste elemento durante o cozimento, que depois de ingerido, acumula-se no organismo, por tratar-se de um metal pesado. Com o acúmulo contínuo e durante anos do alumínio no organismo, é sabido que pode causar problemas no sistema nervoso central, podendo até mesmo ser apontado, em alguns casos, como uma das causas do Mal de Alzheimer. O alumínio, por ser um elemento extremamente abundante e barato, além de ser leve e bom condutor de calor, é utilizado largamente na produção de panelas. Porém, estudos revelam que este elemento é prejudicial à saúde. Uma dica útil: Para limpar panelas feitas com este tipo de material, basta lavar com água e detergente neutro, e nunca polir com esponja de aço, pois, quando feito isto, ocorre a liberação de óxido de alumínio. Para quem deseja “clarear” a panela basta ferver com uma solução de água e ½ limão.
-
Cobre: as panelas feitas de cobre são as favoritas das doceiras, por serem de um metal com excelente condução e distribuição de calor. Porém, essas panelas não devem ser de cobre puro para a preparação de salgados, pois, neste caso, ocorrem reações químicas com sais e óxidos produzindo toxinas que podem causar problemas renais, alterações osteo-articulares, e até mesmo lesões cerebrais. É muito importante que a panela seja revestida com outro tipo de material como, por exemplo, o aço inox. Pode-se utilizar o “tacho” de puro cobre no preparo de zabaione (tipo de sobremesa a base de ovos), claras em neve e merengues, isto porque o cobre reage quimicamente tornando-se um estabilizante para as claras. Uma dica útil: Lavar somente com água e detergente neutro n parte interior. Já, para lavar a parte exterior, preparar uma pasta de ½ parte de farinha de trigo, ¼ de vinagre e ¼ de água ou limpador apropriado.
-
Barro: a panela feita com este tipo de material é muito apreciada para pratos regionais no Brasil, pois, possuem como característica a excelente retenção do calor, sendo, portanto, muito utilizada para servir pratos que necessitem de calor constante. Porém, deve-se tomar um cuidado muito grande antes de utilizá-la, pois é altamente porosa e passív el de ser um foco de contaminação por microorganismos. É necessário prepará-la antes de sua utilização, fazendo uma curagem, ou seja, untar, encher de água e levar ao forno (180 C) por 2 horas no mínimo, esfriar, e repetir a operação. Uma dica útil: Sempre secá-la muito bem e guardar levemente untada.
-
Cerâmica: deve-se tomar muito cuidado com este tipo de panela, pois pode conter cádmio (provoca distúrbios respiratórios como bronquite), níquel (provoca distúrbios neurológicos), e as de baixa qualidade, o óxido de chumbo (provoca, principalmente em crianças, distúrbios no sono, baixa na capacidade mental, e ao depositar-se nos ossos, pode causar envenenamento generalizado), utilizado no processo de vitrificação do produto. Uma dica útil: Lavar com água e detergente neutro, e secar muito bem.
-
Ferro: a panela feita com este tipo de material é excelente na condução e retenção de calor, porém, deve-se tomar alguns cuidados. Acredita-se que alimentos preparados neste tipo de panela, ajudem na prevenção de anemia ferropriva, porém, deve-se junto a refeição ingerir alguma fonte de vitamina C (ex. suco de laranja) para que haja a fixação do ferro no organismo. Uma dica útil: Após a lavagem é importante enxugá-la em seguida, e guardá-la untada, pois a formação da ferrugem no ferro, depois de ingerido, pode causar uma oxidação de gorduras do organismo e obstruir artérias.
-
Pedra sabão: este tipo de panela é muito apreciado por reter bem o calor. E sabe-se que ela contribui com alguns elementos importantes na saúde como cálcio, ferro e manganês. Porém, é importante tomar dois cuidados essenciais: o primeiro refere-se a questão da porosidade, tornando a panela não higiênica; e o segundo, é a liberação de níquel. Para evitar essa liberação é necessário fazer uma prevenção untando-a, enchendo-a de água, levando-a ao forno (180 C) por 2 horas, esfriá-la por 1 hora, e repetir a operação. Com isso a panela fica “selada” evitando a transferência do níquel. Uma dica útil: Lavar com água e detergente neutro e secar bem antes de guardar.
-
Panela de vidro: este tipo de panela é o preferido das nutricionistas por não ter porosidade, ser neutra, e não causar dano a saúde. O grande problema é a falta de praticidade, pois só permite cozimento com líquido ou vapor, além de quebrar com facilidade.
-
Esmaltada: para este tipo de panela é necessário tomar cuidado com o revestimento interno, que deve estar em perfeito estado para cozinhar. Em geral não suporta “choque térmico” (quente/frio), e por essa razão, costuma ficar com aparência de “craquelado” no lado interno. Uma dica útil: Nunca passar direto de quente para frio ou vice-versa, isto para não danificar a panela. Lavar somente com água e detergente neutro.
-
Aço inox: Pelo fato do aço inox não ser um bom condutor de calor, é necessário que haja um fundo triplo (miolo com um bom condutor de calor como o alumínio e o cobre), que retém o calor depois de aquecida. Hoje as melhores indústrias desenvolveram panelas com tripla camada em toda extensão do produto. Existem panelas importadas que chegam a ter até 7 camadas de diversos metais de boa condução de calor, para que haja uma melhor condução e distribuição dele. Este tipo de panela ainda é uma das melhores opções no mercado, com exceção das pessoas com alergia a níquel, pois contém 10% deste elemento em sua composição. Uma dica útil: Lavar com água e detergente neutro, e para retirar as manchas ferver água com ½ limão ou usar limpador para aço inox.
-
Antiaderente PTFE (politetrafluoretileno): este tipo de panela é muito apreciado por permitir a preparação de pratos com pouca gordura e ser antiaderente. O PTFE trata-se de um polímero plástico que depois de arranhado libera partículas no alimento podendo causar dano a saúde. Existem estudos que relatam que passando dos 250C liberam gás tóxico, o que esta causando muita discussão atualmente. Deve-se ter muito cuidado para não danificar o revestimento e não passar da temperatura limite. Uma dica útil: Lavar com água e detergente neutro, e nunca utilizar abrasivos ou esponjas abrasivas. Secar e untar levemente antes de guardar.
-
NOVAS TECNOLOGIAS:
A SILIT, tradicional marca alemã, possui uma avançada linha de panelas que utilizam a melhor tecnologia e qualidade, revolucionando assim o mundo da cozinha saudável. Só a SILIT, que tem a qualidade como marca registrada, oferece inovações como o Silargan, Silitan, CeraProtect e E30, materiais que levam praticidade, sabor e saúde na preparação de alimentos e pratos.
-
SILARGAN: Aço ferromagnético fundido com uma cerâmica de alta tecnologia (esta cerâmica é composta por mais de 30 elementos). Os maiores diferenciais deste tipo de material são em relação á saúde (faz efeito anti-bacteria que evita a proliferação de bactérias no alimento, pois contém na composição íons de prata, elemento utilizado na fabricação de material cirúrgico, sendo ideal para pessoas com baixa imunidade como idosos, bebês, crianças e convalescentes; além de evitar a transferência de elementos nocivos, pois é neutro e sem porosidade); ser extremamente resistente a cortes e arranhões; permitir qualquer tipo de preparação, com altíssima performance (não altera o sabor dos alimentos, e por ser excelente condutor de calor, proporciona cozimento rápido), como cozinhar, grelhar, fritar, refogar, assar e vapor; ser ideal para pessoas alérgicas, pois é livre de níquel; além de aceitar todos os tipos de fogões (a gás, vitrocerâmico, indução e elétrico).
-
-
CeraProtect: Revestimento mineral antiaderente, composto de grânulos de minério, completamente atóxico, que suporta até 400º C, e com característica anti-risco, sendo, portanto, mais durável que uma panela anti-aderente comum. Além disso, é um excelente condutor de calor, permitindo preparar com maior rapidez alimentos com pouca ou nenhuma gordura.
-
SILITAN: Revestimento antiaderente, que permite o preparo de alimentos com óleo reduzido e tem 3 anos de garantia. As frigideiras têm 3 camadas antiaderentes.
-
E30: Revolucionário material usado nas panelas da linha Vision da SILIT, que são dotadas de um sistema inovador de cozimento para várias funções como a vapor, ensopados, refogados e pressão culinária asiática. O E30 é a combinação de aço ferromagnetico com cerâmica de alta tecnologia. Por ser mais “dura” que o aço, a cerâmica é a prova de arranhões e não abrasiva, tornando-se assim mais durável. O E30 não contém nenhuma substância nociva a saúde e é livre de níquel, devido a sua superfície ultra polida. É anti-bactéria, higiênico e não altera o sabor dos alimentos. Robusto e durável o E30 dá 30 anos de garantia, é compatível com todo tipo de fogão, inclusive de indução, além de poder ser empilhável, o que economiza espaço na hora de guardar as panelas no armário.
-
Obs.: NÃO SE DEVE GUARDAR ALIMENTOS DENTRO DA GELADEIRA NA PRÓPRIA PANELA, com exceção nas de vidro (depois de esfriar) e as que utilizam Silargan (material exclusivo da marca alemã SILIT).
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, aqui você fala o que pensa,
não moderamos suas idéias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...